quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

.
Ô, de casa!!!


Quando uma casa não tem campainha nem algo que a substitua, para chamar a atenção de quem vive nela, a gente bate palma ou tasca um popular "Ô, de casa!", desde o terreiro.

A expressão popular ainda é muito comum no Brasil, sobretudo no interior, onde também são comuns casas feitas de adobe e de taipa.

Esta eu fotografei no povoado MUMBUCA, em Mateiros-TO, no Jalapão. Como estava com portas e janelas fechadas, provavelmente sem ninguém dentro, fiz a foto sem gritar "Ô,de casa!" para pedir permissão.

---

EM TEMPO
As construções de adobe e de taipa variam muito, desde simples moradias com cobertura de palha (como a da foto acima) a casarões mais planejados, com cobertura de telha. Vale lembrar que, por conta dos debates em torno da sustentabilidade e da preservação, as casas de barro estão "na moda", como se diz. De casas caboclas, por conta da 'mudernidade', viraram CASAS ECOLÓGICAS.

FOTO - CASA DE ADOBE, uma herança da arquitetura cabocla: paredes com tijolos de terra prensada,  "chão batido" e cobertura de palha.